Quem Somos?

Somos um grupo de familiares que, diante de uma situação comum e da não existência de equipamentos sociais de apoio e amparo aos idosos fragilizados (semidependentes) e seus familiares, decidiram criar um espaço que suprisse essa necessidade.

A Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos [AFAI]
Instituição sem fins lucrativos que mantém e administra o Centro-Dia do Idoso Fragilizado (CDIF), desde 2005, oferecendo alternativa aos familiares ao acolher os idosos com semidepência e com necessidades de assistência multi-profissional.
Ao longo dos anos, nosso trabalho tem sido reconhecido por instituições de Ensino como fonte de aprendizado e pesquisa nesse tema. Em reconhecimento, conquistamos o Prêmio Talentos da Maturidade na categoria Programas Exemplares do Banco Santander em 2010.

Para nós, pensar, organizar e viabilizar a forma de acolher nossos idosos e seus familiares é pensar no futuro preparando o presente. No presente ao acolher um idoso, melhoramos sua qualidade de vida e devolvemos a sua família a autonomia e a esperança na superação das dificuldades. Para o futuro contribuímos com a construção de um modelo de atendimento digno e eficaz a essa parcela crescente da população (idosos fragilizados) ao oferecermos uma nova perspectiva às famílias cuja estrutura está cada vez menos.

O Centro-Dia do Idoso Fragilizado (CDFI)
Espaço com olhar integrado (social, saúde e bem-estar) sobre a família e o idoso fragilizado (semidependente) que em geral sofre de Alzheimer, sequelas de AVC ou outros tipos de patologias. O CDIF tem capacidade para atender até 20 idosos e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.

Benefícios à família
O CDIF promove aos familiares a troca de experiências e atividades de prevenção e superação das situações de desgastes, para que possamos conviver com seu idoso com respeito e harmonia.

A existência desse espaço permite que os familiares mantenham suas rotinas de trabalho, estudo, lazer e demais atividades diurnas, evitando assim o distanciamento do seu circulo profissional e social.

Benefícios ao idoso fragilizado
O CDIF promove aos idosos, no período diurno, todos os cuidados relativos à manutenção de suas atividades de vida diária, por meio de atividades multidisciplinares, tais como: artes, jogos, música, terapia em grupo, exercícios, além dos cuidados básicos.

Essas atividades estimulam as funções cognitivas e comportamentais, prolongando ao máximo a manutenção das suas capacidades funcionais. Também estimula seu convívio social e auxilia no relacionamento interpessoal, contribuindo para que o idoso seja uma pessoa mais atenta, comunicativa e ativa, visando preservar a sua dignidade humana e seu convívio familiar.

O CDIF conta também com um olhar orientativo na questão da saúde e bem-estar, por meio de uma equipe que tem como objetivo orientar a família no cuidado ao seu idoso.

A Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos, fundada em 26 de setembro de 2006, denominada AFAI, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter prioritário assistencial, educacional, consultivo e científico, atuando também nas áreas beneficente, cultural, artístico e recreativo com prazo de duração indeterminado.

A AFAI, no exercício de suas finalidades se compromete a não proporcionar a seus diretores, conselheiros, sócios, instituidores, benfeitores ou equivalente, remuneração, vantagem ou benefício, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou título, em razão das competências, funções ou atividades que lhe sejam atribuídas pelos respectivos atos constitutivos